Falha // Fault - Exposição de Luísa Ramires – Agenda da Fundação Bissaya Barreto - Loading

Falha // Fault – Exposição de Luísa Ramires

1 Abril 2023 / 18h00

até 13 Maio 2023 / 19h00

Casa das Artes Bissaya Barreto

Inauguração a 1 de abril, às 18H00. Exposição patente até ao dia 13 de maio, aberta para visitas de terça-feira a sábado, das 15H00 até às 19H00. Entrada livre.

Através da exploração de diferentes técnicas como o desenho, a serigrafia e a montagem digital, Luísa Ramires relaciona os fenómenos naturais àqueles da ação humana, numa clara expressão de uma vontade de limpeza e cura, expandida até à audiência, que poderá interagir com a exposição num exercício de libertação e evolução.

Desde a crosta terrestre até à própria constituição do nosso ser interior, a falha surge como uma inevitabilidade que permeia tudo o que é. Manifestando-se em espaços vazios, rachas criadas pelo próprio tempo, e desejos além da nossa capacidade de concretização, a falha assume, no nosso imaginário conceptual e verbal, uma imediata associação ao erro – onde o que é e o que deveria ser se confrontam.

Ao refletir sobre este ponto, Herberto Helder conclui: “O erro aparece como uma constante, mas existe a possibilidade de ser sempre menor. Entre um grau máximo e um grau mínimo de erro, situa-se a evolução. (…) Evolui, evoluirei.” (Jornal de Letras e Artes, Maio, 1964).

A partir deste ponto de vista, Luísa Ramires convida os espectadores a procurar subverter esta associação. Desde o traço manual ao digital, todas as obras refletem um processo suscetível à falha. Ora obras inacabadas, ora obras auto-reprimidas, procurou ela própria fugir a estes preconceitos e assumir o que as tornava únicas – o erro. Exagerou-os, apropriou-se, tornou-os nas composições que aqui poderão ver e refletir.


Luísa Ramires concluiu o curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e o Mestrado de Mercados da Arte no ISCTE. Utiliza práticas artísticas como o desenho, a manipulação digital e a serigrafia têxtil. Combina frequentemente técnicas manuais com técnicas digitais, remetendo-nos para a união entre estes dois mundos, explorando a interposição da génese de uma atmosfera a partir de elementos geológicos. Expõe o seu trabalho em Portugal e no estrangeiro, em países como Espanha, França, Nova Zelândia, Dinamarca. Conta com exposições em diversas instituições como o Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra e o Convento do Carmo em Lisboa.

O seu browser está desatualizado.

Atualize o seu browser para visualizar este website corretamente. Atualizar o meu browser agora.

×