Joana de Sá & Ricardo Nogueira Fernandes – Ouvido Absoluto
Joana de Sá e Ricardo Nogueira Fernandes encerram Ouvido Absoluto – o novo ciclo da Casa dedicado à música ambient.
Ouvido Absoluto é descrito como a capacidade de identificar ou produzir notas musicais sem o apoio de um tom de referência. Estudos científicos localizam o desenvolvimento desta capacidade rara numa remota cave da cidade de Coimbra. Um ciclo dedicado à música como experiência de escuta total, das horizontais paisagens do ambient às ríspidas texturas do noise, das lufadas do real trazidas pelas field recordings às linhas de sintetizadores que nos atravessam.
Joana de Sá é uma artista música portuguesa que, desde 2020, tem desenvolvido trabalho no campo de arte sonora, procurando refletir fenómenos acústicos com sons oriundos de gravações de campo em composições com particular atenção ao fluxo de frequências aliadas a repetições melódicas feitas a partir de guitarra, sintetizador ou voz. Publicou o álbum de estreia “Shatter” em 2022 e, em 2023, “Lightwaves“, ambos pela Sirr-ecords. Tem, desde 2022, realizado concertos ao vivo, tanto a solo como em colaboração com vários artistas como Clothilde ou Tiago Sousa.
Ricardo Nogueira Fernandes, nascido no Porto, a par do trabalho de arquitetura e desenho, desenvolve um percurso musical que procura a relação entre som, espaço e corpo. Já desenvolveu som para instalações e para peças de dança e, em 2019, lançou o EP “Purga”, sendo selecionado como uma das revelações nacionais desse ano pela Threshold Magazine. Em 2023 editou “Vandoma“, pelo Colectivo Casa Amarela. Um trabalho de field recordings que confronta o Porto com o seu ruído, cristalizando o espírito de 14 espaços em som.
O ciclo conta com mais uma data, no dia 20 de janeiro, às 18H00, com Guilherme Curado e Asio Otus.
📅 3 — FEV
🕒 18H00 — 20H30
🎟️ 6€ diário / 10€ geral
📍 Rua Castro Matoso nº17, Coimbra