Paolo Angeli – As Guitarras Não Têm Saudade
Munido de uma guitarra tradicional da Sardenha, modificada com cordas adicionais, pedais mecânicos, martelos e outros elementos, Paolo Angeli produz música rica em texturas, às quais junta a sua voz. Atua no dia 25 de novembro, num concerto único na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
Em maio deste ano, editou Níjar, uma banda sonora imaginária para a peça de teatro Bodas de Sangre, escrita pelo notável poeta e dramaturgo Federico García Lorca. Influenciado fortemente pelo flamenco, o disco apresenta Angeli a cantar pela primeira vez em espanhol, declamando os versos de Lorca.
A música do italiano situa-se entre o free jazz, o pós-folk e o noise. Crescido na vila costeira de Palau, na Sardenha, e a viver atualmente em Barcelona, a obra de Paulo Angeli cristaliza o conhecimento profundo que tem cultivado ao longo do seu percurso sobre o folclore mediterrânico.
Desde 2017 que o ciclo As Guitarras Não Têm Saudade procura traçar a ligação entre a vibração dos instrumentos de cordas e as emoções que estes suscitam, questionando se também eles as sentem. O programa deste ano ressoa por vários espaços ao longo do mês de novembro, com concertos intimistas na Casa das Artes Bissaya Barreto, na Casa Museu Bissaya Barreto e na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. O programa conta ainda com duas Matinées na cave da Casa das Artes Bissaya Barreto.
📅 25 — NOV
🕒 18H00 — 19H00
🎟️ 10€ na bilheteira da Casa ou em https://ticketline.sapo.pt/evento/paolo-angeli-as-guitarras-nao-tem-saudade-77827
📍 Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra – Calçada Martim de Freitas, Coimbra