Re-Inscrever-se pelo Chão – Exposição de Julia Salem
RE-INSCREVER-SE PELO CHÃO é uma criação que mergulha em estudos de casos de errância, encontros com comunidades, diálogos com especialistas e processos de experimentação em caminhada em diferentes territórios de Portugal, no campo e na cidade (Beira, Alentejo e Lisboa).
A partir das experiências no processo de investigação sobre rotas de imigração, de trabalho e práticas de caminhada por investigadores, caminhantes e artistas, encontra rotas riscadas, arriscadas, renegadas. “O que o meu pé me conta?”, orienta a tecitura de uma malha de rotas r(ô)tas, reescrevendo o chão que pisa, através de práticas errantes, desenhos, escritas e sons.
Esta pesquisa resultou num objeto híbrido, uma publicação-audiobook, uma instalação interativa e uma performance de ativação. Nos dias 9 e 30 de Novembro, Julia Salem ativa a instalação através da partilha com os espetadores de práticas de errância coletiva.