Linha Ténue - Exposição de Ânia Pais e Catarina Gentil – Agenda da Fundação Bissaya Barreto - Loading

Linha Ténue – Exposição de Ânia Pais e Catarina Gentil

12 April 2025 / 16h00

until 5 July 2025 / 19h00

Casa das Artes Bissaya Barreto

“Linha Ténue” é a nova exposição da Casa das Artes Bissaya Barreto, assinada pelas artistas Ânia Pais e Catarina Gentil. A inauguração está marcada para as 16H00 deste sábado, 12 de abril, contando ainda com uma conversa com as artistas e a equipa curatorial.

Linha Ténue é uma exploração dos limites da partilha, sustentada na honestidade, vulnerabilidade e incertezas que acompanham o processo artístico. ‘Processo’ é aqui palavra-chave para pensar onde reside a essência da arte: no processo ou no produto final? Há um ténue limite entre ambos – e é nesse limite que coexistem as linguagens estéticas das artistas, em peças inacabadas e imperfeitas, desafiando as expectativas e concepções taxativas que recaem sobre a criação artística com objetivo expositivo. No fundo, Linha Ténue é um ato conjunto de coragem, traduzido nesta afirmação de vulnerabilidade partilhada e posta a descoberto.

A exposição resulta da residência artística “Resposta”, que decorreu entre março e abril na Casa das Artes Bissaya Barreto, colocando frente a frente duas jovens artistas, num diálogo entre as suas subjetividades e práticas. Ânia Pais desafiou Catarina Gentil a responder às questões que a sua arte levanta, quer seja nos momentos que antecedem a criação, no processo de criação ou mesmo perante a obra já “finalizada”. O objetivo foi que dois estilos nitidamente distintos se encontrassem neste espaço de comunicação.

Ânia Pais é licenciada e mestre em Pintura pela FBAUL, vivendo e trabalhando entre a aldeia de Atalaia, na Covilhã, e Lisboa. Nascida em 1998, a artista conta com exposições no Palácio Quinta Municipal da Piedade, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Espaço Cultural Mercês, bem como participações em exposições na Grécia, Estados Unidos da América e França. Catarina Gentil estudou Artes Plásticas, ramo de escultura, na FBAUP. Nascida em 1998, participou em exposições no Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, na Galeria Municipal de Torres Vedras, na Galeria Jovem de Vila Franca de Xira, na Galeria Diferença e no Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa.


📅 12 — ABR até 5 — JUL

🗓️ Terça a Sábado

🕒 15H00 — 19H00

🎟️ Entrada Livre

📍 Rua Castro Matoso nº17, Coimbra


Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×