Afonso Simões e Diana Policarpo + BLEID
25 July 2020 / 18h00
Bilhetes em go.fbb.pt/concertos25jul ou pelo WhatsApp da Casa das Artes em go.fbb.pt/whatsappcabb .
Estreia ao vivo de Afonso Simões e Diana Policarpo com o disco colaborativo H Series #5 e atuação de BLEID com um live de ambient preparado especialmente para a Casa das Artes.
Apesar de ter vasta obra no domínio de intersecção entre as artes visuais e sonoras, com múltiplas peças e instalações exibidas em galerias ou museus, Diana Policarpo, que também estudou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa e se apresenta igualmente como compositora, tem pouca música publicada. Saúda-se, também por isso, esta sua participação no catálogo da Russian Library ao lado de Afonso Simões, homem de Stasera ou Gala Drop, por exemplo, de quem temos mais referências neste campo editorial. Juntos, Policarpo e Simões, assinam dois temas, “Metais” e “Peles”, que remetem para o universo da percussão, que aqui é menos explorado na sua vertente rítmica e mais pelo seu lado tímbrico, textural e harmónico. A ressonância dos címbalos e a sua reverberação é aqui mostrada em toda a sua exuberância, deixando-nos igualmente adivinhar ou pressentir um vasto espaço físico em que o fenómeno da propagação das ondas sonoras aqui captadas sucede. Já o lado dedicado às “Peles” quase soa como uma gravação de campo de natureza antropológica, talvez pela natureza mais monocromática do registo, bem mais “baço”. O que é luz e nitidez no lado A do single, é, no lado reverso, nevoeiro e formas difusas.
Desde o noise ao techno, do ambient a uma nova onda de batidas experimentais de clube nascidas na internet, BLEID tem sido reconhecida pela sua versatilidade dos lives e DJ Sets que apresenta, que são meticulosas viagens entre várias velocidades e atmosferas, cobrindo uma vasta variedade de influências musicais transformadas em sons que se fundem com amigavelmente com as pistas de dança.
Com música lançada por editoras como a Naive e All Centre, envolve-se também com alguns dos projetos lisboetas mais promissores, BLEID é residente na festa feminista e sex-positive mina, uma das fundadoras por detrás do coletivo artístico suspension, é anfitriã do programa Dismantle, na Rádio Quântica e um “rosto” familiar nas noites de clubbing da Príncipe Discos.
Bilhetes em go.fbb.pt/bilheteira ou pelo WhatsApp da Casa das Artes em go.fbb.pt/whatsappcabb