![](https://agenda.fbb.pt/wp-content/uploads/2024/04/header-leve-scaled_1440x900_acf_cropped.jpg)
Objetos de Memória – Exposição de Alun Kirby
No cerne das nossas memórias estão, muitas vezes, objetos. Utilizamo-los para nos ajudar a recordar de certas experiências. Guardamos memórias em objetos, estendendo a nossa mente para o mundo físico. Os objetos ajudam-nos a viajar no tempo, revisitando espaços e pessoas que já não existem. Ajudam-nos a imaginar o futuro, usando memórias do passado. Até nos ajudam a definir quem somos.
A exposição “Objetos de Memória” inspira-se nas teorias filosóficas mais actuais sobre a memória, expressando-as de novas formas. São respostas possíveis a questões como: “O que é uma memória e como é que é criada?”, “Como pode a minha memória ser guardada num objeto?”, e “As minhas memórias individuais ajudam a criar uma memória social ou cultural?”.
Cientista durante muitos anos, Alun Kirby teve a sua primeira exposição individual em 1999 e começou a trabalhar com cianotipia em 2001. Depois de trocar a ciência pela arte, em 2017, foi finalista do Prémio KPP (2018) e do prémio SCAF Emerging Artist (2019). Nas suas exposições destaca-se uma grande exposição individual nas galerias Dean Clough (Reino Unido, 2019).
A maior parte do seu trabalho centra-se nas comunidades, incluindo projectos com bibliotecas, escolas, arquivos, museus, igrejas, aldeias e casas senhoriais.
Tem colaborações de longo data com pessoas que vivem com demência e filósofos, e a sua investigação sobre a memória levou à criação de um novo processo em cianotipia: o metamorfograma. Este processo foi publicado num livro académico sobre design (Pattern and Chaos, 2024) e utilizado como base para artigos de investigação filosófica (publicados em 2021 e 2023).
Desde 2023, Alun vive e trabalha no Porto, onde é cofundador do Clube de Desenho do Porto.
🗓️ 4 — MAI até 13 — JUL (prolongamento da exposição até 10 de agosto)
📅 Terça-feira a Sábado
🕒 15H00 — 19H00
🎟️ Entrada livre
📍 Rua Castro Matoso nº17, Coimbra